...

...
...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ishtar - Espaço para Gestantes (Recife) convida para o próximo encontro do grupo, no dia 08/12/2012.
O tema do nosso bate-papo será: “Higiene e sono dos bebês"
Que cuidados devemos ter com a higiene do recém-nascido? Fraldas de pano: uma alternativa viável? Como lidar com o sono do bebê? Ele dorme direto ou acorda várias vezes à noite? Dorme pouco/muito durante o dia? Onde o bebê deve dormir?
Contamos com a sua presença para enriquecer o nosso debate!
Lembrando: Participe do BANCO DE VIDROS DO ISHTAR (parceria com o Grupo “Grávidas e Mamães do Recife” - Facebook). uma iniciativa voluntária, que visa auxiliar as mulheres na manutenção da amamentação através de doações e empréstimo de vidros adequados ao armazenamento e pasteurização de leite materno.
Data:    08 de dezembro de 2012
Horário: 10:00 às 12:30
Local:   Mezanino da Livraria Cultura Recife, Paço Alfândega, Bairro do Recife.


******** Ishtar News ********
Olá, gostaria de saber se isso vai se prolongar muito. Minha filha já está assim desde os cinco meses. Agora tem nove e não dorme mais do que três hora seguidas. Há noites que desperta a cada hora. É desesperador. Ela dorme no peito e depois a coloco no berço. Quando acorda a primeira vez, levo para a cama comigo, porque se não, seria impossível para mim. Rapidamente ela dorme, mas não entendo porque desperta tanto. O senhor poderia esclarecer porque ela tem que se despertar tanto? Que devo fazer? Tentei utilizar o “nana nenê”, mas foi um desastre, daí que não sei por onde começar. 

Resposta do Dr. Carlos González: 

Querida amiga:

Na verdade, os bebês a partir dos 4 ou 5 meses começam a acordar muitas vezes à noite. Alguns apenas se acordam três ou quatro vezes por noite, mas posso afirmar que 6 ou 7 vezes não incomum. Fazem isso porque estão ficando independentes, porque já não esperam passivamente que a mãe venha cuidar deles, tornam-se, então, parte ativa no processo, e se tornam responsáveis por vigiar sua mãe, para assegurar que ela não foi embora. A cada hora, ou cada hora e meia, passam por um despertar parcial, uma fase de sono muito leve, na qual qualquer situação de perigo potencial termina por despertá-los. 

Nós, adultos, também temos esses momentos de despertar parcial: às vezes olhamos o despertador, são cinco horas e voltamos a dormir. Muitas vezes não nos lembramos de termos acordado, mas o fazemos. Se em algum desses momentos notamos que há um cheiro a queimado, ou há ruídos estranhos, ou nosso filho está vomitando, nos despertamos completamente. Se não há nenhum perigo, voltamos a dormir e, muitas vezes, nem lembramos. 

Os bebês não se importam nem um pouco com o cheiro de queimado ou se entraram ladrões em casa. O que importa para eles é se a mamãe está ou não. Se está, ela se encarregará de tudo. Se não está, terá de chamá-la, até que volte. Por isso dorme facilmente quando está na sua cama; a maioria das mães sequer se despertam completamente e, pela manhã, não se lembram se seu filho mamou três ou sete vezes naquela noite. 

Quando sua filha seja capaz de compreender “mamãe não está aqui, mas está no quarto do lado, ou na cama do lado, e não foi embora, e amanhã vestirá você e dará beijinhos"), será capaz de não chamá-la cada vez que se acorde. Mas, por enquanto, não pode. Para ela não há meios termos. Ou mamãe está aqui, e a estou tocando ou, melhor ainda, chupando, ou não está, e não sei se voltará algum dia. Entre os dois e três anos, geralmente, começam a chamar a mãe cada vez menos, e a partir dos três anos (isso é muito variável, claro), costumam dormir direto na maioria das noites ("dormir direto" ou, mais exatamente, despertar parcialmente e voltar a dormir sem chorar). 

De hoje até esse momento, o importante é que você a coloque para dormir. Que você tente continuar a dormir, aconteça o que acontecer, e que ela mesma se encarregue de buscar o peito. E que vocês se organizem para dormir como seja mais confortável para vocês. Muitas vezes o que mais esgota a mãe não é tanto o fato do bebê se despertar, mas sim de ela achar que é obrigada a acordar, a fazer “algo” para fazer com que o bebê durma, colocar para arrotar depois de mamar, ou a colocá-la em outro quarto, mesmo que isso seja muito mais incômodo para todos, porque ela vai passar a noite toda viajando de um quarto a outro.

Fonte: http://www.mibebeyyo.com/expertos-especialistas/otros-medicos/carlos-gonzalez-pediatra/hija-despierta-noche-3535
Tradução: Nélia de Paula - Organizadora do Ishtar-Recife e Tradutora Pública e Intérprete Comercial de Espanhol.

Nenhum comentário: