quarta-feira, 2 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grupo de apoio à gestante e ao parto ativo - pelo respeito ao tempo de gestar, parir e amamentar.
O Ishtar - Espaço para Gestantes - é um grupo que busca apoiar e informar gestantes e casais grávidos sobre os processos de gestação, parto, cuidados com o bebê, etc., com base em evidências científicas, partindo do princípio de que a gestação e o parto são processos fisiológicos e experiências que devem ser vividas em toda a sua plenitude, respeitando e incentivando o protagonismo feminino, a individualidade e as escolhas das mulheres.
No Recife os encontros do grupo são realizados aos sábados pela manhã, quinzenalmente.
O Ishtar não possui vínculo com nenhum profissional ou equipes que atendam partos.
O Ishtar foi criado no Recife em setembro de 2007 e atualmente conta com 17 (dezessete) unidades em diversas cidades do Brasil.
O nosso trabalho é totalmente voluntário, e os encontros são gratuitos e abertos a qualquer pessoa que tenha interesse nos temas abordados.
Para o Ishtar a humanização do parto e do nascimento não se resume ao que a antropóloga norte-americana Robbie Davis-Floyd chama de "humanismo superficial", no qual o ambiente do parto é bonito e a mãe é tratada de maneira amável, mas ela não é a protagonista e onde há muitas intervenções, físicas e psicológicas. O Ishtar acredita e defende o que Robbie chama de "humanismo profundo", no qual a fisiologia do nascimento é honrada, a mulher é livre para escolher como, onde e com quem quer parir, e caso sejam necessárias intervenções, que ela tenha a certeza de que serão feitas com base em evidências científicas, prezando, sempre, e em primeiro lugar, a segurança e a integridade física de mãe e bebê.
O Ishtar também acredita e valoriza, lado a lado com o conhecimento que provêm das evidências científicas, o uso de quaisquer outros métodos, saberes, terapias, etc. que a mulher deseje utilizar na gravidez e no parto, desde que sua decisão seja tomada de forma consciente, sendo ela livre e incentivada a buscar informação para embasar suas escolhas.
Entretanto, o grupo não defende o uso de processos químicos, medicamentos, analgesia, ou de qualquer outro artifício no trabalho de parto e parto. As indicações e a decisão sobre a utilização de qualquer substância ou intervenção não dizem respeito ao grupo, mas à mulher e à equipe por ela escolhida para acompanhá-la.
O parto que o Ishtar defende é aquele em que a mulher é a protagonista, seja ele domiciliar, hospitalar, natural, com intervenções ou até mesmo uma cesariana.
Qualquer outra coisa que não corresponda a uma percepção da humanização do parto e do nascimento que não seja a deste humanismo profundo, não corresponde ao que o Ishtar defende e luta em seus quase oito anos de existência.
Recife, janeiro de 2015
Não percam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário